Constituição para a Europa I
Estamos num impasse!Como seria de esperar a França acaba de não aprovar a "Constituição para a Europa". As interpretações deste Não são, já, imensas. Mas a mim há uma coisa que me faz uma brutal confusão: como é que alguém pode ser a favor ou contra uma coisa que não conhece??? Sejamos realistas: quantos portugueses já perderam mais que 10 minutos no assunto? E quem diz portugueses, diz todos os outros... Mas pior que isto, o que me deixa completamente fora de mim são os preconceitos, os diz que disse, por aqueles responsáveis pela formação de muitas opiniões. Que jornalistas são estes que falam sem saber e dizem autênticas barbaridades sem qualquer tipo de consciência de que isso poderá influênciar a opinião de cada um dos quase onze milhões que somos?????
Confesso que ouvi, já este serão, meia dúzia de disparates que me deixaram boquiaberta. Uma delas: "uma das questões que influenciou os frnaceses a votarem no Não foi o facto de o Direito Comunitário passar a prevalecer sobre o seu Direito interno. A esta senhora (Alberta Marques Fernandes, no Jornal da 2, por quem tenho enorme respeito e até acho que é boa profissional, mas...) eu convido a ler algumas coisas sobre Direito Comunitário e a tentar perceber o que é o princípio do primado e desde quando é que ele existe.
E já que sou defensora da "Constituição para a Europa" convido-vos ao debate. Ora então, digam lá de vossa justiça...
Para quem quiser espreitar o texto que, eu sei, parece enorme, mas as partes fundamentais são a I, III e IV, o que reduz drasticamente a quantidade de páginas a ler... Contudo, será sempre leitura de legislação, com tudo o que isso tem de bom e mau... Mas, temos a versão reduzida e comentada. Boas leituras, caso o tema seja do vosso interesse.
PS - Se repararam o título tem um I. Confesso que tenho um palpite: este tema vai voltar... A ver vamos.
2 Comentários:
foste, de facto, providencial, que já em andava a mentalizar que teria que me informar acerca desta questão, acerca da qual, confesso, não sei nadinha de nada...
Angela,
Que esta semana, ligeiramente maior que as anteriores nos leve tão depressa quanto possível, à próxima... cá pela Capital será um fim-de-semana de 4 dias... Mas eu para mostrar a minha solidariedade, vou dar um saltinho até Braga...
grao_de_po,
sempre às ordens... Fico contente por isto servir para alguém. Se puder ajudar, ficarei muito feliz...
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial