domingo, maio 29, 2005

Constituição para a Europa I

Estamos num impasse!
Como seria de esperar a França acaba de não aprovar a "Constituição para a Europa". As interpretações deste Não são, já, imensas. Mas a mim há uma coisa que me faz uma brutal confusão: como é que alguém pode ser a favor ou contra uma coisa que não conhece??? Sejamos realistas: quantos portugueses já perderam mais que 10 minutos no assunto? E quem diz portugueses, diz todos os outros... Mas pior que isto, o que me deixa completamente fora de mim são os preconceitos, os diz que disse, por aqueles responsáveis pela formação de muitas opiniões. Que jornalistas são estes que falam sem saber e dizem autênticas barbaridades sem qualquer tipo de consciência de que isso poderá influênciar a opinião de cada um dos quase onze milhões que somos?????
Confesso que ouvi, já este serão, meia dúzia de disparates que me deixaram boquiaberta. Uma delas: "uma das questões que influenciou os frnaceses a votarem no Não foi o facto de o Direito Comunitário passar a prevalecer sobre o seu Direito interno. A esta senhora (Alberta Marques Fernandes, no Jornal da 2, por quem tenho enorme respeito e até acho que é boa profissional, mas...) eu convido a ler algumas coisas sobre Direito Comunitário e a tentar perceber o que é o princípio do primado e desde quando é que ele existe.
E já que sou defensora da "Constituição para a Europa" convido-vos ao debate. Ora então, digam lá de vossa justiça...

Para quem quiser espreitar o texto que, eu sei, parece enorme, mas as partes fundamentais são a I, III e IV, o que reduz drasticamente a quantidade de páginas a ler... Contudo, será sempre leitura de legislação, com tudo o que isso tem de bom e mau... Mas, temos a versão reduzida e comentada. Boas leituras, caso o tema seja do vosso interesse.

PS - Se repararam o título tem um I. Confesso que tenho um palpite: este tema vai voltar... A ver vamos.

2 Comentários:

Às maio 30, 2005 10:09 da manhã , Blogger grão de pó disse...

foste, de facto, providencial, que já em andava a mentalizar que teria que me informar acerca desta questão, acerca da qual, confesso, não sei nadinha de nada...

 
Às maio 30, 2005 9:11 da tarde , Blogger Catarina disse...

Angela,
Que esta semana, ligeiramente maior que as anteriores nos leve tão depressa quanto possível, à próxima... cá pela Capital será um fim-de-semana de 4 dias... Mas eu para mostrar a minha solidariedade, vou dar um saltinho até Braga...

grao_de_po,
sempre às ordens... Fico contente por isto servir para alguém. Se puder ajudar, ficarei muito feliz...

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial