terça-feira, fevereiro 07, 2006

Censurado...

O dia começa com a imagem da brutalidade. Do inexplicável. Do injustificável. Não há palavras para explicar o que senti quando vi as imagens que aqui divulgo. Peço desculpa, desde já, pelo teor das mesmas e apelo para que não as vejam se acharem que poderão ficar demasiado afectados. O conteúdo é mesmo muito pesado. São fotos do castigo infligido a uma criança iraniana apanhada a roubar pão. A discussão ao longo do dia, em torno destas andou por diversas áreas, mas no fim, um amigo chamava a atenção para algo que ainda não tínhamos pensado. Uma criança destas, se é que sobrevive a tamanho horror, transformar-se-á em que homem amanhã??? Será deste tipo de cenários que nascem os kamikazes? Os fanáticos? Os marginais? A mim, parece-me que o tema e as imagens necessitam, não só de ampla divulgação, mas principalmente de acção. Acção que vá para lá do debate e da constatação do horror. Acção que tenha em conta que falamos de crianças. Acção que leve em consideração os mais básicos Direitos do Ser Humano.

Não quero aqui fazer nenhum pararelo com a religião, até porque acho que não é disso que se trata. Mas, pergunto eu: quem deu ao Homem o direito e a legitimidade de castigar o próximo? Com base em que critérios? A que preço? Haverá ainda alguém que pensa que este castigo é justo? Que castigo infligir a quem pratica atrocidades deste género?

Desculpem-me mas o turbilhão de emoções é por demais evidente. Por aqui me fico e volto a chamar a atenção para o conteúdo violentíssimo das imagens que se seguem...





As fotos são da autoria de siamak yari.

18 Comentários:

Às fevereiro 08, 2006 11:04 da manhã , Blogger Folha de Chá disse...

:( :( :( Que horror. Oh Catarina, passei-me com estas imagens. :(((((
Estas 'pessoas' são piores que os bichos. De exemplos assim não pode vir nada de bom. :( :(

 
Às fevereiro 09, 2006 10:39 da manhã , Blogger FPM disse...

oi,
podes dizer-nos como conseguiste as imagens? São mesmo do Irão? De certeza que é por roubo, e não por outra coisa? não estou a desconfiar de ninguém, e vou fazer mesmo um lnk para aqui, mas penso que estas imagens aparecerem neste momento é uma grande coincidência não?

 
Às fevereiro 09, 2006 12:32 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Não sei que pensar ou dizer...é tão somente uma criança, se as fotos são mesmo verdadeiras, não sei onde nos levara toda esta maldade atroz dos adultos.
Por mim vou divulgar estas fotos, estou chocada lavada em lágrimas tenho 2 filhos....que mundo os espera????Isto não se trata de relegião ou crença não pode ser, não acredito que alguma relegião aceite este tipo de atitude, ISTO É CRUELDADE.
Helena Gonçalves

 
Às fevereiro 09, 2006 4:11 da tarde , Blogger Elise disse...

a verdade sobre as imagens aqui e aqui.

Mas não deixa de ser bárbaro.

 
Às fevereiro 09, 2006 10:17 da tarde , Blogger Catarina disse...

folha-de-chá,
fiquei tão transtornada que tive de partilhar

fil2,
as imagens chegaram-me via mail. E junto com elas vinha um texto que dizia mais ou menos que digo ali. A fote primeira não sei. Mas acho que seja pelo que fôr e memso sem texto, ou explicação, as imagens falam por si... haverá alguma coisa que justfique??? Quanto ao resto: coincidência ou não, estas coisas são uma realidade... ontem, hoje e infelizmente, amanhã...

HELENA GONÇALVES,
De facto é chocante. Foi por isso que me decidi a partilhar. É necessária ampla divulgação...

jpt,
se, de facto é mentira, mostra-me. Mas não me parece que as fotos tenham sido manipuladas. Seja o que fôr que motivou este cenário, tenho a certeza que concordas comigo: Nada, mas absolutamente nada o justifica!!! Ou desculpabiliza!!!

elise,
como já referi, as imagens chegaram-me por mail, num daqueles mails de divulgação massiva. A fonte, claro, nestes casos, nunca temos certezas... Mas haverá alguma coisa que justifique tal???

 
Às fevereiro 11, 2006 7:27 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

http://www.axxter.net/index.php/2005/12/20/19-lhorreur-iranienne

Aqui tem informações qb sobre a não varacidade das imagens

 
Às fevereiro 15, 2006 11:32 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

As imagens, infelizmente são verdadeiras, mas as razões não são as mencionadas. Não se tratou de castigo inflingido por roubo, mas trata-se de abuso por parte do pai, que a explora por dinheiro. Trata-se de um espectaculo à custa do sofrimento da criança, enquanto o pai, de microfone na mão vende "entertenimento". Não acreditem em tudo o que vêm sem terem uma atitude critica. Condenem o pai, mas não o país.

 
Às fevereiro 17, 2006 4:58 da manhã , Blogger JG disse...

È fácil chamar abuso, e exploração, quando temos a barrigunha cheia e sabemos que amanhã vamos ter um bom almoço. Não è verdade Hugo?

 
Às fevereiro 17, 2006 7:39 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Vivo em Sydney na Australia e sendo um pais multicultural tenho a oportunidade de conhecer pessoas de todo o mundo. Conto como amigos varias pessoas do Irao e tenho que dizer que sao das pessoas mais amigaveis e agradaveis q ja tive o prazer em conhecer. O Hugo tem razao. Por favor nao condenem o pais, porque alem de terem as mas sementes, tambem esta cheio de pessoas maravilhosas.
Perdoem o meu portugues.. vivo aqui ha 14 anos e ja me esqueco de muito :)
--Paulo

 
Às fevereiro 17, 2006 3:39 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Injustificável!
Seja por fanatismo, (pois não chamo isso de religião) ou por qualquer outra injustificável ação que a criança fez.
E os pais dela? Imagino se isso tivesse acontecido com meu filho, talvez que não resistisse seria eu, a tamanha barbaridade.
Temos que ter ações não basta somente publicar mais e mais as imagens, temos que fazer com que chegue a alteridades competentes.
ditimas@yahoo.com.br

 
Às fevereiro 18, 2006 2:54 da tarde , Blogger Catarina disse...

hugo barbosa,
não foi minha intenção condenar um país, muito menos uma religião. A minha intenção foi divulgar uma triste cena, deplorável, independentemente de quem a leva a cabo e por que razões. Não estava à espera que fosse tão mediático, mas já tive o cuidado de esclarecer o que aqui escrevi.

krava,
pegas aqui numa questão importante, mas será que existe alguma razão que justifique uma cena destas???

Paulo,
como já disse não é minha intenção julgar nada para além de um episódio. Pessoas boas e pessoas más existem em TODO o lado, independentemente de credo, raça, nacionalidade, etc...
O teu português está óptimo, obrigada por teres aparecido.

hudson,
tem havido enorme celeuma em torno destas imagens. É importante divugar estas e outras. Sempre. E não apenas em épocas em que o oportunismo salta à vista. Se pouco mais temos a fazer, pelo menos a obrigação da divulgação cabe a cada um de nós...

 
Às fevereiro 18, 2006 11:03 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Catarina,
Eu decidi responder a este blog nao tanto pelo que disseste mas mais por causa das palavras usadas pela Folha de Cha "Estas 'pessoas' são piores que os bichos". Duvido que ao usar "estas pessoas" q se estivesse a referir a aqueles que abusam os filhos mas sim ao pais ou religiao. Mil e uma desculpas se estou enganado. Eu tambem recebi estas imagens via email da minha prima de Braga onde o topico do email era "E estão eles indignados por causa de uma caricatura...". Fiz logo pesquisa para saber se eram verdadeiras ou nao (foi assim que me encontrei no teu blog). Fiquei mais do que um pouco chateado com a minha prima que ao receber esse email dum colega, limitou-se a mandar para todos os amigos sem verificar a validade da historia. Acho que todos nos temos uma certa responsibilidade sobre aquilo que espalhamos pela net.. e com a facilidade que ha hoje em dia para descobrir a verdade com a internet, a desculpa "nao sabia que nao era verdade" nao e admissivel.

 
Às fevereiro 18, 2006 11:05 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

oppss.. deixei a mensagem sem nome.. :o)
--Paulo, Australia

 
Às março 09, 2006 7:37 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

a sequência de fotos trata-se de um truque para que pai e filho ganhem uns trocados. Eles estão numa praça onde se fazem truques de magia e similares. O cobertor é usado para que nenhum mal aconteça ao menino, que aparece perfeitamente bem na última foto, que não foi publicada (numero 7).

http://www.snopes.com/photos/gruesome/graphics/bread7_small.jpg

Pesquisando pelo nome do fotógrafo (Siamak Yari) voce pode encontrar vários sites que se dedicaram ao assunto.

Acho importante divulgarmos atrocidades, mas devemos tambem buscar nos informar melhor sobre o assunto e nao simplesmente engolir a informação que nos mandam.

Abraços a todos
Adriana

 
Às março 13, 2006 10:01 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Também recebi essas imagens, achei estranho. Por isso fiz umas pesquisas na net. E encontrei.....as fotos são reais sim, mas nem sequer é castigo, nem roubo. Quanto muito será trabalho infantil. Aquilo é um show de rua, reparem que o homem da 1ª foto tem um microfone. A quem possa interessar vá ao site abaixo escrito e leia. Nem tudo o que existe na net é verdade, existem quase sempre duas faces.
Cumprimentos
Abu
http://www.snopes.com/photos/gruesome/crushboy.asp

 
Às março 14, 2006 7:55 da tarde , Blogger Catarina disse...

Paulo, Adriana e Abu
Agradeço a vosa preocupação. Eu própria já esclareci o assunto num post posterior. De qualquer das formas, continuo a afirmar que não acho que seja algo legítimo para um pai (ou quem quer que seja) fazer... A violência (psicológica talvez) é demasiada.

 
Às janeiro 22, 2007 8:52 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Olha, essas imagens são de um número de circo. Vejam o que diz neste link.

http://mundoraimundo.blogspot.com/2006_03_01_mundoraimundo_archive.html

 
Às abril 25, 2007 1:36 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Best regards from NY! hotel offers Suzuki gsf 1200 projectors dresses for less digital printing Saucony jazz lx casual running shoe food safety kitchen inspectors in ri Treat feline acne zoloft buy online Maytag plus refrigerator complaints Topamax mograine american tv patio furniture Bmw e30 touring Internet roulette online soccer stop smoking http://www.1971pontiactransam.info Penis size demographic best refinance rate

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial