segunda-feira, agosto 18, 2008

365 Ways to Live Green

Estou de volta!
Férias a acabar, cabecita descansada, mas ao mesmo tempo bastante fervilhante... Entre os diversos estímulos da 1ª semana, e o descanso da 2ª, dei por mim a questionar muita coisa e a (re)ponderar muitas atitudes.

Começo por aquilo que mais fervilha na minha cabeça: aquilo a que ouvimos muito chamar de "go green". Esta porra de tempo que boicotou o meu último dia de férias não me permite deixar de o linkar às alterações climáticas e ao tal do aquecimento global... Portugal está, hoje, mais perto duma espécie de clima tropical (com 2 estações ao longo do ano, em vez das clássicas 4), do que do velho clima temperado dos meus tempo da 3ª ou 4ª classe, em que as crianças sabiam distinguir perfeitamente a Primavera, do Verão, do Outono e do Inverno...

É indiscutível que tudo isto está ligado a uma atitude não sustentável que o ser humano (dito racional e dotado de inteligência ímpar) resolveu viver no seu habitat (em tempos com recursos inesgotáveis) que é o nosso Planeta Terra (ainda me lembro do exemplo de bem livre - inesgotável e de acesso rápido a todo e qualquer indivíduo - que a prof de Introdução à Economia do 10º ano, há uns meros 15 anos atrás, dava para apreendermos o conceito: a água...).

Hoje em dia, as formas de alerta são mais que muitas, as alternativas, inúmeras, as atitudes... as mesmas, mas com um simpático sinal de mudança.
Entre amigos, sou às vezes a chata que está sempre atenta a erros na separação de lixo, ando pela praia a coleccionar lixo que deposito nos caixotes, reduzo, reutilizo e reciclo, aposto numa alimentação biológica, praticamente não como carne e o peixe é muito pouco... enfim, achava eu que tinha uma acção exemplar, à excepção do uso do meu carro...

Mas eis que pego, ao calhas, num dos livros da minha estante, para aproveitar 5 minutos de folga na pintura da estante que estou a reciclar. É um pequeno livro de papel reciclado que comprei no MoMA em NY, na minha recente visitinha ;) Título: "365 ways to live green". Começa por um pequeno inquérito "How Big Is Your Eco-Footprint?". Lanço-me ao inquérito convicta de que seria um exemplo e... dou por mim a ficar no meio da tabela... 13 pontos na categoria que vai de 9 a 14: Your footprint shows potencial. Just a few more eco-friendly acts and you'll be reducing your shoe size"...

Resultado disto tudo?
Vou ler o livro ao ritmo de 1 apontamento por dia... São 365, o que dá 1 anito.
Promessa?
Partilhar as dicas lidas aqui neste espaço... É público e é meu. Faço dele o que quero e sinto-me impelida em fazer algo mais que apenas deixar que seja um espaço de desabafos... Vai daí, vou passar a partilhar a minha leitura diária (tanto quanto possível), naquilo que pode ser uma chamada de atenção, um alerta, uma partilha de ideias, uma sugestão...

Tenho dito e por aqui me fico...

Etiquetas:

2 Comentários:

Às agosto 18, 2008 11:34 da manhã , Blogger grão de pó disse...

=)

escuasado será dizer que estou de lápis e caderninho na mão, pronta a tirar notas :D

 
Às agosto 27, 2008 12:39 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Apareci por aqui para ver como estavas, ja ha tanto tempo que nao te vejo nem oico que resolvi vir ler-te :-)
Tambem ando para comprar um daqueles fantasticos caixotes de lixo tridimensionais para separar tudo muito bem por coreszinhas... ate ouvi dizer que ha sacos de plastico coloridos a condizer com os respectivos contentores.... espera.... sera que os sacos sao reciclaveis?! bolas....
Um beijo grande

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial