quarta-feira, novembro 23, 2005

Desilusão!!!

Há uma pessoa, que está ali ao lado todos os dias... É colega, mas por vezes passa a fronteira e é amiga... E nessa pessoa vemos alguém com mais experiência... um guia talvez! Um exemplo??? Bom, mas o tempo passa e as pessoas conhecem-se melhor e há episódios e incidentes a contar. Por vezes passamos por eles com um sorriso ou um abanar de cabeça... "tsss tsss Ai essa cabeça!", e depois os incidentes assumem contornos de gravidade absurda. E vemos essa pessoa, em tempos guia em potência, eventual amiga, a levar grandes broncas dos chefes... daquelas que até a mim me arrepiam. Não é nada comigo mas eu fico tão mal... 1/10 daquilo e eu morria de vergonha... e a seguir pedia a demissão, porque me acharia concerteza a mais incompetente das funcionárias... Mas nem toda a gente pensa e age como eu... E essas broncas passam como uma leve brisa, a atitude não muda e as asneiras sucedem-se. Sucedem-se, pioram, as relações com as pessoas em volta estremecem com o suceder das asneiras. E a incompetência toma forma. Essa palavra fortíssima, com uma enorme carga negativa... essa palavra começa a pairar. Esse conceito aterrador e abominável começa a fazer sentido.
Sei que é triste, mas as relações entercruzam-se e a amizade começa a morrer. Aquela pessoa que poderia e teria todas as condições para ser um guia, começa a ser um exemplo a não seguir.
Mas o grave, o muito grave é quando a incompetência atinge o meu trabalho, quando o descuido atinge coisas que essa pessoa não deveria mexer, mas mexeu... E 1 semana depois de essa pessoa ter assumido (em meu lugar) que resolveria uma questão, não só não resolveu, como não me informou que tinha assumido esse compromisso...

Hoje, o meu telefone toca e a bomba cai-me em cima. Apesar de tudo me ter passado ao lado, tive que assumir o erro. Afinal trabalhamos todos na mesma empresa e foi a empresa que falhou... O problema poderia ser depois resolvido internamente. Mas tive que aceitar todos os desaforos de um director de uma das maiores cadeias de hipermercados do país... E dizer, "Peço imensa desculpa pelo incidente, tem toda a razão. Fique descansado que vou resolver imediatamente". E ainda tive que ouvir desaforo internamente. Chamaram-me de incompetente para baixo. Quando questionei a pessoa sobre o assunto, obtive: "Ah!!! sim... Realmente falei com essa pessoa! Mas já foi há uns dias..." Fiquei atónita! Não basta fazer a asneira, ainda o admite como se da coisa mais banal se tratasse e ainda fica hiper descontraída! Sem palavras! Foi essa a minha reacção. Outra colega tentava controlar a minha ira com olhares... Consegui não explodir. Tratei do assunto e no fim do dia ainda recebi um pedido de desculpas... Calma, não se emploguem, não foi da artista, foi da colega que me desancou e que havia dado o recado à artista. Apercebeu-se de que eu não tinha culpa nenhuma e que não podia ter resolvido uma questão da qual não tinha conhecimento... Tudo se resolveu da melhor forma, mas não sem que a imagem da empresa e do Departamento.... e a minha... ficassem beliscadas.

Mas o que mais me custa é pensar que o meu trabalho não está só nas minhas mãos... o meu bom desempenho não depende só de mim... E pior, posso pensar que as intenções não foram as mais inocentes... Mas afinal onde estou eu metida??? E o meuúnico comentário foi: se faz asneira com o trabalho dela, o problema é dela e dos superiores dela que a encobrem. Agora quando põe em causa o meu trabalho... estamos mal. Muito mal... Mas o pior no meio disto tudo é que nem vale a pena dizer nada... à primeira oportunidade, a distraída distraír-se-á novamente... com a maior das descontracções.

2 Comentários:

Às novembro 24, 2005 11:50 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Uma situação realmente muito aborrecida. Xicoração grande.

 
Às novembro 24, 2005 8:42 da tarde , Blogger Dasha disse...

isto é muito chato, mas ainda bem que aconteceu, assim ficas mais alerta e não deixas passar uma possível próxima vez! Entretanto uma possível solução seria criação de reuniões de ponto de situação, ou de pequenas equipas responsáveis por determinados assuntos, onde haverá um responsável que terá que controlar o desempenho dos outros. Aí, se ela falhar, mais pessoas irão saber e menos confiança irão depositar nela... Assim aos bocadinhos ela vai minar a sua própria reputação...

Força nisto, não são coisas fáceis, mas resolvem-se

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial